Tome cuidado! SP, RJ e MG se tornam alvos de fraudadores; saiba como se proteger

Segundo um estudo de mercado da OLX, a região Sudeste foi a que registrou o maior número de fraudes no primeiro semestre deste ano, sendo que o estado de São Paulo é quem lidera o ranking, com 41%. Logo em seguida, estão Rio de Janeiro, com 15%, e Minas Gerais, com 9%.

Nesse sentido, conheça algumas dicas para se proteger desses fraudadores, principalmente, se você vive em um desses estados.

Dicas para se proteger de fraudadores

De acordo com o estudo, o golpe mais praticado no primeiro semestre do ano é a compra confirmada, ou seja, quando os fraudadores enviam um comprovante de confirmação de compra falso, comunicando um depósito feito na conta da vítima e a entrega do produto ao destinatário.

Nesses casos, quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já levou o dinheiro e o produto comprado e não responderá mais à vítima.

Para se prevenir desse tipo de fraude, lembre-se de só entregar o produto quando o depósito for de fato confirmado. Além disso, sempre desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais de companhias e evite conversar por aplicativos de mensagens, use apenas os chats oficiais das plataformas de compra.

Um outro tipo de golpe comum é a invasão da conta, quando o criminoso entra em uma conta de plataformas online utilizando o login e a senha de usuários encontrados em bases de dados na internet. Assim que ele consegue o acesso, efetua compras ou publica anúncios falsos, ficando com o valor e nunca enviando o produto ao destinatário.

Portanto, para se proteger desse tipo de golpe, busque sempre criar senhas fortes com muitos caracteres e utilizando letras, números e caracteres especiais. Ademais, é importante não utilizar as mesmas senhas em plataformas diferentes; e não se esqueça de sempre ficar atento aos avisos de acessos suspeitos em sua conta.

Por fim, um crime digital bastante comum é o roubo de dados, isto é, as informações são capturadas para serem utilizadas em golpes futuros. Nesse caso, é válido nunca compartilhar número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com outras pessoas, e sempre desconfie dos links encontrados na internet.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik