Belo Horizonte: Saiba como foi fundada a capital de MG
A conhecida capital mineira, Belo Horizonte, é repleta de cultura, belas paisagens, boa gastronomia e uma população considerada simpática e acolhedora.
Além de tudo isso, a capital também carrega uma rica história. Você sabe como foi o surgimento de Belo Horizonte? Descubra agora!
Surgimento de Belo Horizonte
No ano de 1701, o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à Serra de Congonhas em busca de ouro, mas encontrou uma paisagem deslumbrante e propícia para a agricultura.
Ergueu a Fazenda do Cercado, dando origem ao arraial de Curral del Rey, impulsionado pelo desenvolvimento agrícola, criação de gado e primitivas indústrias.
Com a decadência da mineração, a população de Curral del Rey cresceu, passando de 30 a 40 famílias iniciais para 18 mil habitantes. O ciclo de prosperidade, no entanto, foi efêmero, e a população reduziu-se a cerca de quatro mil habitantes no final do século XIX. A Proclamação da República, em 1889, trouxe esperanças de transformação. Em 1890, tornou-se Belo Horizonte, refletindo o otimismo republicano.
Se tornando capital do estado
O Clube Republicano propôs a mudança para Belo Horizonte, coincidindo com a notícia da construção da nova capital.
A transferência da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte começou a ser considerada após a Proclamação da República. Em 1891, Augusto de Lima determinou a mudança, enfrentando resistência.
A Comissão de Estudos escolheu Belo Horizonte entre cinco localidades e, em 17 de dezembro de 1893, a sede do Governo foi transferida. A inauguração, ainda em construção, ocorreu em 12 de dezembro de 1897, marcando o capítulo final da jornada que transformou um arraial em uma capital planejada e moderna.
Imagem: Reprodução/WikiMedia