Mais de 200 famílias são tiradas de casa para ampliação de metrô em MG
A expansão planejada do metrô de Belo Horizonte está gerando ansiedade e preocupações entre os moradores de aproximadamente 250 casas que precisarão ser desocupadas para dar lugar às obras.
Estas residências, erguidas de forma irregular ao longo do trajeto previsto para a implantação da linha 2 e ao lado da via de trem de carga, estão localizadas nos bairros Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia, Vista Alegre, e Barreiro, na Região Oeste da capital. Saiba mais informações!
Residentes retirados para a expansão de metrô demonstram insatisfação
Muitos residentes expressaram sua apreensão diante do processo iminente, temendo o deslocamento e a incerteza em relação ao futuro de suas famílias. Uma moradora do bairro Nova Gameleira, que preferiu não se identificar, compartilhou suas preocupações sobre ter que deixar a comunidade na qual reside há quase uma década.
Enquanto isso, comerciantes como Sérgio Miranda Gomes, proprietário de um sacolão no bairro Nova Cintra, também expressaram inquietação em relação à mudança, preocupados com o futuro de seus negócios e da comunidade local.
A empresa responsável, Metrô BH, já iniciou o processo de desocupação por meio de reuniões com as comunidades afetadas e entrevistas individuais com as famílias em questão.
As fases subsequentes incluem o cadastramento socioeconômico e a avaliação e negociação dos imóveis, a fim de determinar as indenizações apropriadas. A expectativa é concluir essas etapas até dezembro, com a desocupação prevista para o primeiro semestre de 2024, após o período chuvoso.
Projeto de expansão do metrô em BH
Atualmente, o metrô de Belo Horizonte opera com apenas uma linha, abrangendo 19 estações ao longo de cerca de 28 quilômetros.
Com a ampliação planejada, o contrato de concessão prevê a expansão da linha existente em aproximadamente 2,45 km, com a adição de uma nova estação, a Novo Eldorado, e a construção da linha 2, que contemplará sete estações adicionais, incluindo Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik