Obras para conter enchentes em Belo Horizonte vão atrasar; entenda o motivo
A esperada iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para viabilizar um empréstimo de até 160 milhões de dólares — aproximadamente 800 milhões de reais — enfrentou um revés com o arquivamento do projeto de lei (PL) que buscava o aval dos vereadores da cidade.
Esse empréstimo tinha como objetivo financiar obras no Vetor Norte da capital, especificamente para a implementação de medidas de contenção de enchentes nos córregos do Vilarinho e do Nado. Saiba mais informações!
Obras serão adiadas em Belo Horizonte
A perda de validade do pedido de empréstimo resultou na retirada do projeto que estava em tramitação na Câmara Municipal. O Executivo municipal indicou que a solicitação de empréstimo feita ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) havia “caducado”, invalidando assim o projeto mesmo se tivesse sido aprovado.
O vereador Bruno Miranda (PDT), líder do prefeito Fuad Noman na Câmara, expressou sua preocupação com o atraso nas obras que estavam previstas para ocorrer daqui a alguns anos, devido à necessidade de contratação de projetos executivos. Ele lamentou a falta de êxito na votação do projeto e mencionou a intenção de retomar as negociações com o Bird para tentar salvar o projeto.
Por outro lado, a bancada do PT lamentou publicamente o arquivamento do projeto, apontando para desentendimentos políticos entre os poderes Legislativo e Executivo, que prejudicaram a população e o andamento das importantes obras propostas.
A retirada do projeto foi impactada por vários requerimentos e emendas apresentados por diferentes vereadores, alguns dos quais manifestaram preocupações relacionadas à destinação e à gestão dos recursos propostos.
Outros projetos afetados
Além das intervenções de drenagem para combater enchentes, parte do empréstimo também visava financiar projetos de urbanização benéficos para os moradores da Ocupação Izidora, na Região Norte.
O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, expressou sua frustração com o desfecho, ressaltando a importância do projeto para a cidade e se colocando à disposição para discutir futuras propostas de interesse público.
As tensões entre o Executivo e o Legislativo revelaram os desafios e as complexidades inerentes à implementação de iniciativas cruciais para o desenvolvimento urbano e o bem-estar da comunidade.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/WikiMedia