Em janeiro, 100 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no RJ

De acordo com o Governo do Rio de Janeiro, desde o início de 2024, mais de 100 mil pessoas foram impactadas de alguma forma com as chuvas. Nessas primeiras semanas, a Baixada Fluminense foi a região mais atingida. As cidades de Barra do Piraí, Belford Roxo e Duque de Caxias são alguns destaques.

Saiba mais detalhes a respeito do impacto das chuvas desde o início do ano.

Mais de 100 mil pessoas já foram impactadas pelas chuvas no Rio de Janeiro

Segundo dados repassados por 14 das 92 prefeituras do estado do Rio de Janeiro, desde o começo do ano, mais de 100 mil pessoas pessoas foram impactadas de alguma forma com as chuvas. Em relação a esse total, o governo estadual aponta que 27 mil estão desalojadas, enquanto outras 927, desabrigadas.

O levantamento indica que essas milhares de pessoas nessas duas situações são de diferentes cidades do estado: Barra do Piraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paty dos Aferes, Quatis, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, além de São João de Meriti.

De acordo com os dados do governo, a Baixada Fluminense foi a região mais atingida, com duas tempestades em uma mesma semana. Mas também vale destacar, por exemplo, a cidade de Belford Roxo, que, na terça-feira (23), foi atingida por fortes chuvas que acabaram impactando seus moradores.

“Quando o tempo fecha, ninguém dorme, porque a qualquer hora o rio transborda e prejudica todo mundo. A água sobe de uma maneira que ninguém entende. Nos últimos dias tem sido muito difícil porque a água entra nas casas”, conta Lucas Silva, que mora no bairro de São Bernardo, em Belford Roxo.

Lembrando que, nesta quarta-feira (24), segue o alerta para a possibilidade de chuvas fortes a qualquer momento.

Imagem: Reprodução/Freepik