Aumento de carros clonados em Minas Gerais gera preocupação

Neste ano, o estado de Minas Gerais viu um preocupante aumento de 44% no número de veículos clonados em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os carros clonados, que possuem placas, chassis e documentos de outros veículos, passam despercebidos pelas autoridades policiais e podem ser ilegalmente comercializados. Saiba mais informações!

Número de carros clonados crescem em Minas Gerais

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública (OSP), somente no ano de 2022, foram mais de 4.400 carros clonados em Minas Gerais. Os carros clonados tem o mesmo chassi, placa, documentos e modelo de outros veículos e não são percebidos pela polícia.

É importante ressaltar que essa prática é considerada um crime e pode resultar em uma pena de três a seis anos de prisão, além do pagamento de multa.

O motorista que suspeitar que teve o carro clonado deve imediatamente fazer um boletim de ocorrência. Um dos sinais de que o carro foi clonado é o recebimento de multas de locais os quais não visitou recentemente.

Além disso, o Detran também deve ser comunicado, assim, quando a fraude for comprovada, as multas feitas pelo carro clonado serão anuladas, o veículo original passará por uma vistoria e receberá uma nova placa.

Caso de carro clonado em Minas Gerais

Tarcísio Rodrigues, que trabalha como chaveiro na cidade de Conselheiro Lafaiete, cidade localizada a 100 km da capital mineira, foi uma das vítimas do estado. O homem, que nunca saiu do estado de Minas Gerais, vinha recebendo multas de diversos lugares do país, como São Paulo.

O homem alega que é necessário ter muita paciência para resolver essa situação e agora mantém seu carro na garagem. “O sonho que eu tinha de comprar um carro virou um pesadelo na minha vida”, disse ele.

Tarcísio também mostrou insatisfação com as medidas para a resolução de seu problema. “Tem pessoas que podem resolver isso, já era pra ter resolvido e não faz nada”.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik