Carteira de identidade: saiba mais detalhes sobre o novo documento
Desde o ano passado, o estado de Minas Gerais já disponibiliza a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento promete ser mais prático ao substituir o número do Registro Geral (RG) e também valer em todo o território nacional. Além disso, a nova identidade deve evitar os casos de fraudes.
Saiba mais detalhes a respeito do novo documento e veja como solicitar.
Minas Gerais já oferece a nova Carteira de Identidade Nacional
Desde o mês de dezembro de 2023, já é possível emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado de Minas Gerais. O documento passará a utilizar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como único número de identificação padronizado em todo o território brasileiro, substituindo o Registro Geral (RG).
Entre os principais objetivos da nova identidade é diminuir o número de fraudes ao acabar com a duplicidade na identificação do cidadão. Além disso, o documento também conta com QR Code, o que possibilita a verificação da sua autenticidade e a atestação de que não tenha sido furtado ou extraviado.
Aqueles que tiverem interesse em emitir a nova carteira de identidade deverão efetuar um agendamento prévio por meio do site do governo estadual ou no aplicativo MG Cidadão. A emissão será feita de forma presencial, a partir da apresentação do CPF e da certidão de nascimento ou casamento em bom estado.
Lembrando que a validade do novo documento será igual ao do RG. Sendo assim, será válido por cinco anos para pessoas entre 0 e 12 anos incompletos. Já para pessoas entre 12 e 60 anos incompletos, valerá por dez anos. Enquanto que, para maiores de 60 anos, a validade da nova carteira será indeterminada.
Vale ressaltar que o atual RG continuará sendo emitido e valendo até o dia 28 de fevereiro deste ano.
Imagem: Reprodução/Folhapress