Casa de vidro? Construção chama a atenção em cidade de MG
Neste ano, a famosa Casa de Cacos, situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, completa 60 anos. No espaço, todas as mobílias, como camas, telefone, utensílios de cozinha, são revestidas com fragmentos de vidro, cerâmica e louça. O geólogo Carlos Luís de Almeida é o responsável pelos cacos. Conheça a casa que fica na cidade mineira de Contagem.
Casa de Cacos é de 1963 e foi ganhando os cacos aos poucos
Primeiro, o geólogo Carlos Luís de Almeida construiu a casa no modo tradicional e, no seu tempo livre, foi adicionando os fragmentos de vidro, cerâmica e louça em todas as mobílias da sua propriedade. Até mesmo os vizinhos da casa foram solidários com a ideia de Carlos doando cacos para o revestimento.
Segundo o artista e assessor da Secretaria de Cultura de Contagem, Lúcio Honorato, Carlos também arrumava maneiras de conseguir os casos, como ir a cafés e restaurantes e provocar acidentes propositais para obter os fragmentos. Conforme a casa foi ficando pronto, se tornou um espaço de visitação pública.
“A Casa de Cacos é muito simbólica para a cidade, ela representa muito a memória e o patrimônio de Contagem, existe uma relação afetiva com a casa. Tem cacos de todos os cantos, cada caco com sua beleza e particularidade. É um lugar muito mágico”, disse Lúcio.
Nas décadas de 1970 e 1980, a Casa dos Cacos foi a principal atração dos turistas da cidade de Contagem. Depois que Carlos faleceu e a prefeitura comprou a propriedade, foi tombada e se transformou em uma patrimônio municipal. Em 2005, foi interditada e passou 15 anos fechada.
Em 2022, depois de ser restaurada, a Casa dos Cacos foi reaberta e já pode ser visitada. A atração funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 11h, e a visita é gratuita.
Imagem: Reprodução/G1