Chuvas em Minas Gerais causaram morte de mais de 20 pessoas no estado

Todos os anos, diversas cidades mineiras são atingidas pelas chuvas, que causam tragédias por todo o estado. Muitas pessoas acabam desabrigadas, feridas ou mortas.

O Ministério da Defesa Civil Nacional divulgou nesta segunda-feira (3) o balanço das operações desencadeadas pelo período chuvoso 2022/2023, com 22 óbitos. Quase 300 cidades foram atingidas pela tempestade. Saiba mais sobre a situação em Minas Gerais!

Cidades afetadas pelas chuvas

De acordo com o major Luis Antônio e Silva, da Superintendência de Gestão de Desastres, no período de chuvas anterior, no total, 450 cidades declararam estado de emergência ou calamidade.

No período atual de chuvas, que começou no dia 21 de setembro do ano passado e terminou na última sexta-feira, 31 de março, teve uma redução de 30% nas declarações de estado de emergência, além de uma redução de 80% no número de pessoas que perderam suas casas nas tragédias.

O major também destaca que ações realizadas para prevenir os desastres recorrentes às chuvas têm grande influência na queda desse número.

Ações de ajuda humanitária

Segundo a Defesa Civil, mais de 394 toneladas de itens foram doadas aos atingidos pelas chuvas. Além disso, a assistência humanitária, o treinamento de pessoal, a articulação entre instituições e a formação de equipes locais fizeram parte da estratégia de apoio às cidades atingidas.

Além disso, também foi afirmado que foram desenvolvidas operações de ajuda humanitária e defesa civil para responder às necessidades de 12.858 deslocados, que necessitaram deixar as suas casas em consequência das fortes chuvas, e 2.241 pessoas em situação de rua, que necessitavam de abrigo público.

Mesmo com a diminuição das chuvas, algumas cidades ainda estão sofrendo com os desastres naturais causados por elas.

De acordo com o major Luiz Antônio, cerca de 100 municípios devem receber doações, cestas básicas e materiais ao longo de abril. Essas cidades já implementaram portarias de calamidade ou emergência.

Ele afirmou também que estão discutindo estratégias para enfrentar o período de estiagem, quando várias cidades são afetadas pela seca.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik