Cidade de MG começa a inserir microchips em cães e gatos
A Prefeitura de Juiz de Fora está oferecendo, até quinta-feira, dia 13 de julho, o serviço de microchipagem para cães e gatos.
Essa iniciativa se trata de uma parceria entre a prefeitura da cidade e o governo de Minas, que destinou mais de 10 mil microchips para a cidade. Saiba mais informações!
Juiz de Fora faz aplicação de microchips em cães e gatos
A aplicação dos microchips está ocorrendo no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, e os responsáveis pelos animais devem agendar o serviço por meio do site da prefeitura.
Nessa primeira etapa, o acesso aos microchips está sendo oferecido para animais que pertencem a famílias de baixa renda, lares temporários e abrigos.
A microchipagem é uma medida que visa promover o cuidado e o registro dos animais, garantindo maior segurança ao evitar o abandono e responsabilizando os tutores, conforme explicou Átila de Jesus, gerente do Canil Municipal.
Motivações da iniciativa
Essa ação foi tomada em resposta aos registros de ataques de cães a moradores da cidade. De acordo com o jornal Estado de Minas, nos últimos dois meses de 2022, sete pessoas foram atacadas por cachorros em Juiz de Fora, resultando na morte de uma idosa de 74 anos.
Diante desses casos, o Ministério Público recomendou a implantação dos microchips nos animais como forma de identificar os responsáveis por abandonar cães e gatos nas ruas.
Com a doação dos microchips pelo governo de Minas, a Prefeitura de Juiz de Fora está seguindo essa recomendação. Além disso, como contrapartida nessa parceria, a prefeitura está realizando a castração dos animais que recebem o microchip.
Com essa ação, a Prefeitura de Juiz de Fora está buscando avançar na proteção dos animais e promover uma convivência mais harmoniosa entre os seres humanos e os pets na cidade.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik