Cidade de MG possui maior número de barragens de rejeitos em risco do Brasil
De acordo com o Sistema de Gestão de Segurança de Barragem de Mineração (SIGBM), da Agência Nacional de Mineração (ANM), a cidade mineira de Ouro Preto conta com o maior número de barragens em risco do estado. Vale ressaltar que a maioria das barragens sob atenção estão localizadas no estado de Minas Gerais. Saiba mais detalhes.
Ouro Preto concentra o maior número de barragens em risco de Minas
Segundo o Sistema de Gestão de Segurança de Barragem de Mineração (SIGBM), da Agência Nacional de Mineração (ANM), no estado de Minas Gerais, há 51 barragens com algum nível de alerta. Nesse sentido, o estado concentra quase 60% de todas as estruturas que estão demandando algum tipo de atenção no país.
Vale ressaltar que a cidade mineira de Ouro Preto é o principal destaque no estado, segundo esse levantamento. Isso ocorre porque, das 51, dez estão localizadas no município e cinco delas nos dois níveis de emergência mais altos (2 e 3). Vale ressaltar que a maioria delas, 28, estão ligadas à mineradora Vale.
Entre as 51 barragens mineiras nestas condições, a Sul Superior, localizada em Barão de Cocais, e a Forquilha III, em Ouro Preto, ambas da Vale, são aquelas com maior risco (nível 3). Quanto aos níveis de alerta, o engenheiro hidráulico e especialista nessas estruturas, Carlos Barreira Martinez, aponta suas diferenças.
“Se eu puder fazer uma comparação, o Nível de Emergência é quando os exames apontam alguma alteração. O nível 1 já é quando você sente dor no peito, passando para o nível 2 quando ela se torna tão forte, que você fala: ‘olha, eu vou ter que ir para o hospital’. Já o nível 3 seria quando você está indo para a mesa de cirurgia”, explica.
Vale ressaltar que a expectativa é que essas estruturas serão eliminadas até o ano de 2035, segundo as próprias empresas.
Imagem: Reprodução/O TEMPO