Cidade do Sul de MG pode se tornar Capital Nacional do Crochê
Um projeto de lei que transforma a cidade de Inconfidentes, em Minas Gerais, na Capital Nacional do Crochê foi aprovado em uma das comissões da Câmara dos Deputados e agora será analisado pelos parlamentares. O relator reforça a importância econômica da atividade para os moradores da cidade.
Saiba mais detalhes.
Inconfidentes pode se tornar Capital Nacional do Crochê
Nesta semana, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que transforma a cidade de Inconfidentes, em Minas Gerais, na Capital Nacional do Crochê. A iniciativa é do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que destacou a relação forte existente entre a cidade e o crochê.
Já o relator do projeto, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), ressaltou que um dos objetivos da iniciativa é preservar a tradição e ainda conectar as pessoas ligadas com a atividade. O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que leu o relatório, destacou ainda a importância do crochê para o turismo local.
“Além do seu impacto econômico, o crochê reverbera também no turismo local. Os visitantes são atraídos pela riqueza e beleza das peças artesanais, muitas vezes adquirindo lembranças únicas que representam a tradição local. O croché tornou-se uma parte vital da economia da cidade”, afirmou o senador Marinho.
Quem também comentou o título de Capital Nacional do Crochê foi o presidente da Comissão de Educação, Flávio Arns (PSB-PR). Segundo o senador, em toda família, há pelo menos uma pessoa que faça crochê. Além disso, reforçou ainda que a atividade é capaz de gerar renda para os moradores da cidade.
“É uma forma de talento, eu diria um talento enorme, fazer peças bonitas e ao mesmo tempo é uma forma de renda importante para a família e é algo que estimula as pessoas também a desenvolverem habilidades que são importantes”, destaca. O projeto agora será analisado pelos deputados no plenário.
Imagem: Reprodução/Freepik