Cidade mineira é oficializada como a menor do Brasil
Serra da Saudade, em Minas Gerais, foi oficialmente reconhecida como a menor cidade do Brasil em termos de população no Censo de 2022.
O município, localizado na região centro-oeste do estado, conta com 833 habitantes, um aumento de 18 pessoas em relação ao último censo realizado em 2010. Saiba mais informações!
Como é a menor cidade do Brasil?
Ao visitar Serra da Saudade, é importante estar preparado. Se estiver de carro, é necessário monitorar o nível de combustível, pois não há postos na cidade. O posto mais próximo está a 17 quilômetros, em Estrela do Indaiá, cidade vizinha. A capital, Belo Horizonte, fica a 270 quilômetros de distância.
Porém, o carro se torna dispensável, pois a maior distância entre dois pontos na cidade é de apenas 900 metros, entre o parque de exposições e o campo de futebol.
Na cidade não há hotéis ou pousadas. As opções mais próximas de hospedagem são encontradas em cidades como Estrela do Indaiá, a 40 quilômetros de distância, e Luz, a 60 quilômetros.
O município possui um posto de saúde bem equipado, com médicos e outros profissionais de saúde disponíveis constantemente. No entanto, não há hospital na cidade, com isso, partos, internações e procedimentos mais complexos devem ser realizados em outras localidades.
A cidade conta com uma única igreja católica, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde a missa é realizada somente aos domingos, às 17h30. O padre Geraldo Agostinho, responsável pela igreja, tem uma ligação estreita com os cerca de 50 fiéis que frequentam a missa regularmente.
Economia da cidade
A economia de Serra da Saudade é dominada pelos servidores públicos, que representam a maior parte da força de trabalho, de acordo com dados do Sebrae. Cerca de 63,5% dos trabalhadores estão empregados no setor público, seguido pela agricultura e pecuária, com 32,6%.
Serra da Saudade se tornou um município em 1963, antes disso, era um distrito de Dores do Indaiá. Seu nome é derivado da serra que a circunda.
A região surgiu a partir de doações de terras por fazendeiros locais para a construção de uma igreja e uma estação ferroviária, que originalmente tinha como destino final a cidade de Paracatu, no noroeste de Minas Gerais.
A ferrovia foi desativada em 1969 e a cidade prosperou com a venda de lotes e o estabelecimento de negócios locais, como a produção de fubá.
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade