Cidades históricas de MG que você deveria visitar

Minas Gerais, conhecido por muitos como um retrato do Brasil, destaca-se por suas riquezas e diversidades. Um dos principais atrativos do estado é seu caráter histórico, que o coloca como detentor das mais belas e significativas cidades históricas do país.

A prova dessa riqueza cultural pode ser encontrada no choro “Minas ao Luar” de Waldir Silva, que enaltece as principais cidades históricas do estado, como Ouro Preto, Diamantina, Mariana, Tiradentes e São João del-Rei.

Cidades históricas de Minas Gerais

Ouro Preto

Ouro Preto, antiga Vila Rica e ex-capital de Minas Gerais, é Patrimônio Histórico da Humanidade. Suas ladeiras são tão famosas quanto seu conjunto arquitetônico, destacando-se a Igreja de São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com mais de 400 quilos de ouro em ornamentação.

Mariana

Mariana, a cidade mais antiga de Minas, exibe arquitetura colonial do século XVIII. Sua Catedral Basílica da Sé, concluída em 1760, é um dos destaques. O Ciclo do Ouro é representado pela famosa Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta à visitação no mundo.

São João del-Rei

São João del-Rei, fundada em 1701 como Arraial, revela seu esplendor através de amplos casarões do século XVIII. A presença da arte barroca permeia a cidade, especialmente na Igreja de São Francisco de Assis, enquanto o Memorial Tancredo Neves homenageia o ex-presidente nascido na região.

Tiradentes

Tiradentes, cidade fundada em 1838, homenageia o mártir da Inconfidência Mineira. Com seu clima pacífico e tradicional artesanato, atrai visitantes para a mostra de cinema e festival gastronômico.

Diamantina

Antiga Arraial do Tejuco, Diamantina foi palco da intrigante história de Chica da Silva. Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é repleta de igrejas barrocas e reflete o espírito da época. Fundada em 1831, é uma cidade histórica com mais de 47 mil habitantes.

Congonhas

Congonhas destaca-se pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com as esculturas dos doze profetas por Aleijadinho. Com eventos religiosos e culturais, a cidade respira história e fé.

Sabará

Próxima à capital, Belo Horizonte, Sabará tem sua história ligada ao Ciclo do Ouro. Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a bela Igreja de Nossa Senhora do Carmo atraem visitantes. A culinária mineira e festivais de ora-pro-nóbis e jabuticaba complementam a experiência nesta cidade fundada em 1711.

Imagem: Reprodução/WikiMedia