Esta cidade de MG se tornou a capital nacional do Rocambole por quê? Entenda o motivo
No começo de agosto, o município de Lagoa Dourada, no estado de Minas Gerais, foi reconhecido como a Capital Nacional do Rocambole. A nova lei reconhece que a cidade produz o rocambole mais gostoso do país.
Conheça mais da história de Lagoa Dourada e entenda quais são os motivos da tradição na produção desse prato.
Cidade de Minas Gerais é considerada a Capital Nacional do Rocambole
O doce começou a ser produzido em Lagoa Dourada, por volta dos anos 1920, e a receita original foi criada pelos proprietários de um bar do município mineiro. Esse doce tradicional é produzido enrolando uma massa de pão de ló (composta de um bolo de açúcar, farinha e ovos) com o tradicional doce de leite.
O recheio do doce já era bastante comum em tortas e bolos, uma vez que a região é conhecida pela produção de leite. No entanto, de acordo com o projeto de lei que reivindicava o posto de capital nacional do rocambole para a cidade, a forma diferente de apresentação ainda não havia sido testada.
Como o casal de comerciantes começou a vender a sua criação, nos anos 1960, o doce passou a ser conhecido dos viajantes e, dessa forma, ficou famoso. Com o passar do tempo, novos recheios foram sendo adicionados à iguaria. Apesar disso, o doce de leite continua sendo o rocambole mais tradicional.
Em 2007, o doce foi reconhecido como Patrimônio Imaterial Municipal de Lagoa Dourada. Além disso, vale ressaltar que, na cidade, acontece a Festa do Rocambole todos os anos. No evento, os produtores da iguaria são reunidos.
Ademais, como Lagoa Dourada faz parte da Trilha dos Inconfidentes, uma famosa rota de turismo do estado, o rocambole também pode ser encontrado e consumido em outras cidades mineiras, como Tiradentes e São João del Rei.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/O TEMPO