Governo de BH pede mais recursos para combater a dengue

O secretário de Saúde de Belo Horizonte afirmou nesta semana que a capital mineira precisa de mais recursos federais para combater a alta nos casos de dengue. Segundo ele, é necessário reforçar centros de saúde e unidades de pronto-atendimento em meio a uma nova onda da doença no município.

Saiba mais detalhes a respeito da situação.

Secretário de Saúde pede mais recursos para o combate à dengue

Dias depois que o governo estadual decretou estado de emergência por causa do aumento nos casos de dengue, o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias, afirmou que a capital mineira precisa do suporte de recursos federais para viabilizar o plano de enfrentamento aos casos de dengue.

“O prefeito Fuad (Noman, do PSD) nos autorizou a iniciar um plano de enfrentamento de combate a dengue com recursos do município. Mas, os financiamentos regulares para esse enfrentamento não cobrem o que a gente precisa em Belo Horizonte”, relatou o titular da pasta em Belo Horizonte.

De acordo com Danilo, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, está conversando com o Ministério da Saúde para conseguir mais recursos federais. Segundo ele, é necessário um incremento de 50% nos atendimentos nos centros de saúde e ainda de 150% nas unidades de pronto-atendimento.

Vale ressaltar que Belo Horizonte vive uma alta significativa no número de casos de dengue, tendo registrado 665 ocorrências da doença somente nas primeiras semanas deste ano. De acordo com a prefeitura da capital, até agora, foram 19 mil atendimentos de pessoas com suspeita de dengue.

O secretário municipal afirmou ainda que existe a possibilidade do funcionamentos de centros de saúde aos sábados para garantir o atendimento de toda a demanda. “Possivelmente, iremos ampliar o funcionamento desses centros de saúde, de acordo com o que a gente tem observado”, ressaltou.

Imagem: Reprodução/Freepik