Governo de MG decreta estado de emergência por causa da dengue
No último sábado (27), o Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública por causa da dengue. Segundo o secretário de Saúde, Belo Horizonte e a Região do Vale do Aço possuem as situações mais complicadas. A previsão é que a vacina contra a doença seja aplicada em fevereiro.
Saiba mais detalhes.
Minas Gerais decreta estado de emergência por causa da dengue
Desde o último sábado (27), já está valendo o decreto de situação de emergência em saúde pública por causa da dengue, que foi publicado pelo Governo de Minas Gerais. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, duas regiões do estado têm preocupado mais a pasta por conta dos altos números de casos.
“O estado é muito grande, tem climas diferentes, mas as regiões que mais nos preocupam de forma imediata são Região Central, de Belo Horizonte, e Região do Vale do Aço, sem dúvida nenhuma, é onde tem mais pacientes chegando nas unidades de atendimento”, ressaltou o secretário de Saúde.
Com a publicação do decreto, fica autorizada a adoção das medidas administrativas e assistenciais que forem necessárias para reduzir o número de casos da doença, causada pelo mosquito Aedes aegypti. Válidas por 180 dias, o foco das medidas será a aquisição de insumos e materiais.
Segundo o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado até a última sexta-feira (26), desde o início do ano, foram registrados 21.573 casos de dengue no estado de Minas Gerais. O número representa um aumento de 87,75% em relação ao boletim divulgado na segunda-feira (22).
Lembrando que, a partir de fevereiro, a vacina contra a dengue deve começar a ser aplicada, inicialmente, em crianças e adolescentes. A previsão é que o estado receba um número expressivo de doses por causa da quantidade de casos registrados até o momento.
Imagem: Reprodução/Freepik