Minas Gerais é o 2º estado brasileiro com mais registros de acidentes de trabalho em 2022; veja ranking

Os registros recentes revelam a preocupante situação dos acidentes de trabalho em Minas Gerais, colocando o estado como o segundo com o maior número de ocorrências no país. O estado está atrás apenas de São Paulo, de acordo com a Superintendência Regional do Trabalho.

No ano de 2022, Minas Gerais contabilizou um total de 63.812 acidentes de trabalho, o que reflete uma média alarmante de uma morte a cada 3 horas e 40 minutos, totalizando 150 óbitos no estado. Saiba mais informações!

Minas Gerais tem altos números de acidentes de trabalho

Os setores mais afetados por acidentes fatais incluem o transporte rodoviário de carga e, de forma significativa, o setor da construção civil. Enquanto as mortes relacionadas a veículos de transporte constituem a maior parte dos casos, o impacto contra pessoas ou objetos também representa um percentual significativo.

Um trágico acontecimento recente reforça essa realidade, com a morte de quatro trabalhadores em um desabamento em uma obra no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. Os dados revelam que muitos desses acidentes fatais envolvem pedreiros e serventes, o que destaca os riscos específicos enfrentados no setor da construção civil.

As lesões mais comuns derivadas desses incidentes estão relacionadas a punhos e mãos, representando cerca de 12% dos casos. As principais causas dos acidentes de trabalho incluem o mau funcionamento de máquinas e equipamentos, quedas do mesmo nível e incidentes com veículos de transporte.

Esses dados ressaltam a necessidade premente de medidas preventivas e protocolos de segurança mais rigorosos nos ambientes de trabalho, especialmente em setores de alto risco, a fim de garantir a proteção e o bem-estar dos trabalhadores.

Ranking dos estados

A seguir confira a lista dos estados com maior índices de acidentes de trabalho:

  • São Paulo: 204.157 acidentes;
  • Minas Gerais: 63.815 acidentes;
  • Rio Grande do Sul: 50.491 acidentes;
  • Santa Catarina: 46.813 acidentes;
  • Paraná: 44.786 acidentes.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: senivpetro/Freepik