Passagens de ônibus gratuitas em favelas de BH viram lei

Virou lei a gratuidade dos ônibus do transporte coletivo nas favelas e vilas da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Com a nova legislação, 12 linhas que estão atendendo essas regiões estão inclusas.

A lei foi sancionada no dia 5 de julho e cerca de 433 mil passageiros serão impactos todos os meses. Vale ressaltar que o passe livre já estava funcionando desde abril, mesmo antes da aprovação da legislação.

Saiba mais detalhes sobre a mudança.

Lei não prevê gratuidade nos ônibus aos domingos e feriados

Já está sendo aplicada a gratuidade dos ônibus do transporte coletivo municipal nas 12 linhas que são responsáveis pelo atendimento das favelas e vilas da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O passe livre foi instituído pela nova legislação do transporte urbano de ônibus e sancionado no dia 5 de julho.

As 12 linhas que serão impactadas pela mudança são responsáveis pelo transporte de cerca de 433 mil passageiros por mês. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a cidade tem 313 linhas no total. Vale ressaltar que a gratuidade já estava sendo praticada desde abril, por meio de conciliação judicial.

Para usufruir do sistema gratuito, o passageiro que possui o Cartão BHBus deverá aproximá-lo do validador para conseguir passar pela roleta no interior do ônibus, mas não será descontado nenhum valor. Já aqueles que não possuem o cartão deverão aguardar a liberação da roleta pelo motorista.

Apesar da sanção da prefeitura, o passe livre aos domingos e feriados foi vetado pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. A proposta original seria abrir créditos adicionais no orçamento, até o limite de R$ 25,8 milhões, para a implementação dessa medida. Entretanto, o veto pode ainda ser revisto.

Imagem: Reprodução/Freepik