Rodovias de Minas Gerais tem mais de 400 pontos em estado crítico
Na última segunda-feira (15), a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou uma lista que mostra Minas Gerais como o estado com mais pontos críticos em suas rodovias. Entre as 10 rodovias com mais problemas, a maioria é mineira. Além disso, grande parte dos pontos críticos são erosões e buracos.
Saiba mais detalhes a respeito da malha rodoviária no estado.
Rodovias mineiras são destaque pelo alto número de pontos críticos
De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de problemas em suas rodovias, são 403 no total. A maioria deles (96,3%) foi registrado em vias administradas pelo Estado, enquanto que apenas 3,7%, em rodovias mineiras concessionadas.
Além disso, o levantamento da CNT também identificou que a maior parte desses pontos críticos são erosões na pista (181), seguido de buracos (103), queda de barreira (97), ponte estreita (12) e ponte caída (2). A maioria deles foram registrados em rodovias federais (213), mas outros 190, em estaduais.
Por fim, o levantamento também mostrou que a grande maioria dos pontos críticos não são sinalizados (59,8%), colocando em risco a vida dos motoristas. Além disso, somente 3,9% desses problemas estão com obras em andamento em busca de uma solução.
Vale ressaltar que os dados divulgados são parte da Pesquisa CNT de Rodovias, que tem como objetivo principal avaliar as condições da malha rodoviária brasileira. Segundo a confederação, a pesquisa “busca identificar condições que afetam, direta ou indiretamente, as condições de trafegabilidade e segurança”.
Rodovias Brasileiras com mais Pontos Críticos
Veja quais são as rodovias brasileiras com mais pontos críticos:
- BR-367 – 39 (9,7%);
- MG-120 – 38 (9,4%);
- BR-116 – 35 (8,7%);
- MG-482 – 33 (8,2%);
- BR-262 – 29 (7,2%);
BR-381 – 29 (7,2%); - MG-259 – 14 (3,5%);
MG-418 – 14 (3,5%); - BR-356 – 13 (3,2%);
- BR-474 – 11 (2,7%);
MG-393 – 11 (2,7%); - MG-381 – 10 (2,5%);
- MG-329 – 9 (2,2%).
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