Secretário de Saúde de MG dá prazo para chegada da vacina contra a dengue
Depois de uma reunião junto ao Conselho de Saúde do Governo Federal, em Brasília, ficou definido que, até o mês de novembro, o estado de Minas Gerais deverá receber as primeiras doses da vacina contra a dengue. Vale ressaltar que o governo já decretou estado de emergência por causa do número de casos.
Saiba mais detalhes sobre a reunião e veja o que disse o secretário.
Minas Gerais receberá vacinas contra a dengue até novembro
Na última quinta-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais participou de uma reunião junto ao Conselho de Saúde do Governo Federal, em Brasília, para a apresentação de um cronograma de remessas. Após o encontro, o secretário Fábio Bacchereti apontou um prazo para a chegada das doses.
“No entendimento que tivemos ontem (quinta-feira) em Brasília, é que deve ser nas remessas mais para frente, então, não teremos, a curto prazo. A expectativa é que até novembro devemos receber as vacinas”, ressaltou. Lembrando que a previsão era que o início da aplicação seria em fevereiro.
Vale ressaltar que o governo estadual já decretou estado de emergência por causa do crescimento no número de casos de dengue. Nesse sentido, segundo o titular da pasta, a vacina não amenizará a situação atual do estado em relação à doença, cujo pico de ocorrências ainda nem foi alcançado.
“Não podemos usar a vacina para achar nosso cuidado possa ser afrouxado, pelo contrário, nosso pico de dengue, aqui em Belo Horizonte, por exemplo, será nas próximas semanas, entre fevereiro e março. Vamos comemorar a vacina, mas vamos tratá-la como uma proteção a médio/longo prazo”, reforçou.
É válido destacar que a expectativa inicial é que os imunizantes, produzidos por um laboratório japonês, sejam aplicados somente em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, grupo mais vulnerável à doença.
Imagem: Reprodução/Freepik