Usuários de linha de ônibus de BH fazem protesto após acidentes

Na última quarta-feira (4/10), usuários da linha de ônibus 815, que faz o trajeto Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI, realizaram um protesto na região Nordeste de Belo Horizonte.

Com faixas e gritos de ordem, os passageiros bloquearam uma rua do bairro Conjunto Paulo VI, impedindo a circulação dos ônibus. A manifestação surge após dois acidentes envolvendo veículos dessa linha em menos de duas semanas. Saiba mais informações!

Passageiros de ônibus fazem protesto em BH

O último incidente ocorreu na terça-feira (3 de outubro), quando um ônibus da linha 815 perdeu os freios e colidiu com o muro de uma residência na Rua das Almas, no Conjunto Paulo VI. Esse foi o segundo acidente da linha em 13 dias. No dia 20 de setembro, um carro dessa mesma linha se chocou com uma árvore, deixando oito passageiros feridos, no bairro Nazaré, também na região Nordeste.

Após os acidentes, os passageiros se mobilizaram e convocaram um protesto, denunciando as péssimas condições da linha. Nas redes sociais, eles exigem melhorias no transporte, criticando o alto número de acidentes, atrasos frequentes, superlotação e engarrafamentos na parte do trajeto onde a linha passa pelo Anel Rodoviário de BH.

Posicionamento da prefeitura

A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que lamenta os acidentes envolvendo ônibus da linha 815 e que ambos estão sendo investigados. A administração destacou que, quando a fiscalização identifica ônibus com pneus carecas ou problemas de manutenção, retira a autorização de tráfego e a concessionária deixa de receber a remuneração complementar pela viagem.

Segundo a nota oficial da prefeitura, desde a implementação da lei 11.458 (que estabelece a remuneração por quilômetro rodado, mas também critérios de qualidade e confiabilidade da operação), a fiscalização foi intensificada. De julho a 20 de setembro, foram feitas 723 operações de fiscalização com a vistoria de 10.172 veículos e, de julho a setembro, foram recolhidas 244 autorizações de tráfego.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik