Vacina da dengue: Saiba quais cidades de MG serão as primeiras a receber o medicamento
As primeiras doses da vacina contra a dengue deverão chegar ao estado de Minas Gerais nas próximas semanas para serem distribuídas no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os municípios mineiros, 22 foram escolhidos pelo Ministério da Saúde para receberem as doses do imunizante e iniciar a aplicação.
Saiba mais detalhes sobre a vacina.
22 cidades de Minas Gerais receberão doses da vacina contra a dengue
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) espera receber as vacinas contra a dengue até o mês de março para serem distribuídas no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme escolha do Ministério da Saúde, 22 municípios do estado deverão receber os imunizantes para começar a aplicação.
São elas: Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d’Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio, Córrego Novo, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moedas, Nova Iguaçu, além de Taquaraçu de Minas.
Vale ressaltar que, até o momento, as vacinas só estão sendo aplicadas em crianças e adolescentes através de laboratórios particulares e drogarias. Em relação à escolha dos 22 municípios mineiros, a pasta detalhou quais foram os critérios adotados pelo Ministério da Saúde para a definição das cidades.
“As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2”, detalhou a Secretaria de Saúde.
Lembrando que o governo federal já distribuiu 712 mil doses do imunizante em 315 cidades de 10 estados brasileiros. De acordo com o ministério, esse primeiro lote atendeu 60% dos 521 municípios selecionados. Vale ressaltar que o Governo de Minas não sabe a quantidade de doses que receberá.
Imagem: Reprodução/Freepik