Aplicativo para evitar ataques a escolas será usado por escolas do Rio de Janeiro
O governador Cláudio Castro (PL) anunciou nesta quinta-feira (30) o aplicativo com um “botão de pânico”, destinado às escolas do estado do Rio de Janeiro.
Outras medidas também foram anunciadas para prevenir ataques em sala de aula e identificar situações de violência em escolas públicas e particulares do RJ. O aplicativo tem previsão de lançamento daqui a um mês. Confira mais informações sobre o aplicativo!
Mais sobre o aplicativo
A ideia surgiu da proposta da Polícia Militar, que apresentou o “Rede Escola”. O aplicativo terá um botão de pânico com possibilidade de acesso rápido por alunos e professores. Será desenvolvido nos mesmos moldes que o “Rede Mulher”, usado para combater o feminicídio e a violência contra a mulher.
O governador revelou que já estavam se estudando questões para melhorar a segurança nas escolas do estado. O acontecimento em Vila Sônia, na última segunda-feira, 27 de março, motivou ainda mais o desenvolvimento do aplicativo.
Além disso, também será criado um comitê para que os profissionais da educação possam fazer suas reivindicações e ser ouvidos pela Polícia Militar, além também de palestras de formação para os professores. O governador acredita que essas medidas vão aumentar a segurança no ambiente escolar.
Violência nas escolas por todos país
A violência e os ataques em escolas vem aumentando por todos país. Nos últimos 10 anos, ocorreram cerca de 15 ataques nesses ambientes.
No Brasil, temos casos de grande conhecimento, como a tragédia de Realengo, que aconteceu em 2011 e tirou a vida de 12 crianças. Também o caso acontecido em Suzano, em 2019, que deixou 10 mortos e 11 pessoas feridas. Em ambos os casos, os ataques foram cometidos com armas de fogo e por ex-alunos da instituição.
O caso mais recente aconteceu na última segunda-feira, dia 27 de março, em Vila Sônia. Um aluno da escola, de 13 anos, entrou com uma faca e feriu professores e alunos da instituição. Uma professora acabou perdendo a vida após ser esfaqueada pelo adolescente. O menino foi apreendido.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik