Aumento no número de estelionatos contra idosos gera preocupação no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem enfrentado um preocupante aumento nos casos de estelionato contra idosos. De acordo com dados recentes do Instituto de Segurança Pública, esses crimes tiveram um crescimento alarmante de 57% entre os anos de 2021 e 2022.
Essa tendência é extremamente preocupante, pois os idosos são frequentemente vítimas de golpes devido à sua vulnerabilidade. Saiba mais informações!
Aumento dos casos de estelionato contra idosos
Segundo o levantamento, mais de 30 mil idosos procuraram a Polícia do Rio de Janeiro para denunciar o crime de estelionato.
Os criminosos utilizam diferentes táticas para enganar os idosos e obter vantagens financeiras indevidas. Eles podem se passar por representantes de instituições financeiras, empresas de serviços públicos, instituições de caridade ou até mesmo fingir serem membros da família da vítima.
Essas abordagens podem ocorrer por meio de ligações telefônicas, mensagens de texto, e-mails ou visitas pessoais, visando persuadir os idosos a fornecer informações pessoais, como números de cartão de crédito, senhas bancárias ou informações de seguro social.
Uma das razões para o aumento desses crimes é o crescimento do acesso à tecnologia pelos idosos, muitos dos quais ainda não estão familiarizados com as práticas de segurança cibernética. Além disso, o isolamento social durante a pandemia tornou os idosos mais suscetíveis a serem alvos desses golpes, uma vez que estão mais propensos a buscar interações e apoio emocional por meio de meios virtuais.
Violência moral contra idosos
A violência moral contra idosos é uma preocupação desejável e crescente no Rio de Janeiro. Cerca de 18 mil idosos foram às delegacias para realizar denúncias de calúnia, difamação ou injúria. Um detalhe observado é que as mulheres são as principais vítimas desse tipo de crime.
Esse tipo de violência se manifesta por meio de comportamentos ou ações que causam danos emocionais, psicológicos ou sociais aos idosos, minando sua autoestima, emoção e bem-estar geral.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik