Calçadas mal conservadas geram alerta para moradores do Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, moradores estão insatisfeitos com o estado de conservação das calçadas em diversos pontos da cidade. A situação precária de algumas regiões da capital tem levado a acidentes, o que pode provocar casos mais graves. Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação comentou as denúncias.
Saiba mais detalhes.
Rio de Janeiro tem moradores insatisfeitos com calçadas mal conservadas
A dentista Andrea Cláudia Cavalcante, de 52 anos, é uma das moradoras do Rio de Janeiro que têm sido desafiadas pelo estado das calçadas da capital. Ela conta que sofreu uma queda na Tijuca, na Zona Norte, quando estava se encaminhando ao seu local de trabalho, provocando diversos hematomas e dores.
“Fui amparada por algumas pessoas no momento, me levantei e fui para o trabalho, achando que fosse uma coisa boba. Só depois vi que tinha tido uma queda séria, fiquei com vários hematomas, com dores que me custaram bastante cuidado. Andando pela Tijuca, vejo que tem muitos buracos”, relata.
Outro morador também incomodado com a situação das vias públicas é o estudante Gabriel Cunha, de 23 anos, que teve o pneu da sua bicicleta danificado por causa de um buraco na ciclovia. O acidente aconteceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões-postais da cidade do Rio.
“Foi uma situação bastante desagradável, um contratempo e tanto, além do risco de ter me machucado, ainda tive que carregar a bicicleta até em casa e pagar o conserto do pneu. É frustrante ver uma ciclovia em uma área tão movimentada e relativamente nova em um estado de conservação tão precário”, disse.
Resposta do governo
Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação afirmou que lamenta os casos e reforçou que será feita uma vistoria nas ruas da cidade para averiguação de possíveis consertos. No entanto, a pasta destacou que a responsabilidade pela manutenção das calçadas, segundo a legislação, é do proprietário do imóvel.
Imagem: Reprodução/Agência O Dia