Cidade do RJ era destino frequente da família real; conheça

Uma das cidades que carrega uma grande parte da história brasileira é Petrópolis. A conhecida cidade imperial era um dos lares da família real.

Petrópolis conta com diversas atrações turísticas e muita história, além de ser uma cidade super charmosa, com uma bela arquitetura. Conheça mais sobre a cidade!

Petrópolis, a cidade imperial

Em 1822, quando D. Pedro se hospedou em uma fazenda da região a caminho do ouro, entre os municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e encantou-se com a vizinha Fazenda do Córrego Seco.

Em 1843, ele determinou que aqui haveria um assentamento de aldeia e construiu uma casa de veraneio no local, projeto que seu pai desejava. Petrópolis, no Rio de Janeiro, tornou-se então sede da corte no período mais quente do ano, o que atraiu mais cariocas ao município, levados pelo clima agradável e pela presença da nobreza.

Alguns anos depois, em 1857, Petrópolis recebeu o título de cidade, se tornando o segundo município planejado do país, atrás apenas da cidade de Recife, em Pernambuco. A região se desenvolveu com preocupações incomuns para a época, como os impactos ambientais. A inauguração das rodovias e ferrovias foi algo que teve uma grande contribuição para o seu crescimento.

Com grande importância política, após a proclamação da república, foi visitado por diversos políticos e outros magnatas da época, como Santos Dumont. A influência do império pode ser vista na arquitetura de muitos edifícios históricos.

Pontos turísticos

O centro histórico concentra a maior parte das atrações turísticas. Um passeio pela Koeler Street com fachadas preservadas pode provar isso. O local tem uma vida noturna agitada com diversos bares e restaurantes, além de parques e praças.

Ao visitar a região, o Museu Imperial é um local que não pode ser deixado de lado, uma imponente construção com uma variedade de itens históricos como fotografias, móveis e obras de arte.

No centro, destaca-se também a Catedral de São Pedro de Alcântara, de aspecto gótico e construção de 1884. No local está localizado o mausoléu imperial, onde estão os restos mortais de D. Pedro II. e a Princesa Isabel.

Outro legado na cidade foi deixado pela Princesa Isabel, o belíssimo Palácio de Cristal, presente que recebeu do Conde d’Eu, que hoje faz parte da agenda cultural e recebe eventos como o Natal Imperial.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/ABIH RJ