Cidade do RJ pode ser a primeira do estado com 3 praias Bandeira Azul

A cidade de Búzios, no estado do Rio de Janeiro, está em processo para conquistar o prestigiado selo Bandeira Azul também para a praia de Tucuns.

Com essa conquista, Tucuns seria a terceira localidade na cidade a obter essa certificação de qualidade ambiental, somando-se às praias do Forno e Azeda/Azedinha, um feito inédito no estado do Rio de Janeiro. Saiba mais informações!

Selo Bandeira Azul

O selo Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. Essa certificação é um indicativo do comprometimento do município com práticas de turismo sustentável, como saneamento, conservação da natureza, regulação do comércio e iniciativas de acessibilidade para todas as pessoas.

O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, composto por organizações renomadas como a FEE (Foundation for Environmental Education), IUCN (International Union for Conservation of Nature) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura), desempenha um papel crucial na concessão dessa distinta certificação.

Praia de Búzios pode conquistar o selo Bandeira Azul

Para alcançar a certificação para a praia de Tucuns, a Prefeitura de Búzios iniciou a coleta de água do mar para análises laboratoriais, um processo que se estenderá ao longo da alta temporada, quando as praias da cidade recebem um grande número de turistas.

A obtenção da Bandeira Azul para as praias do Forno e Azeda/Azedinha foi alcançada pela Prefeitura de Búzios, que cumpriu todos os 34 critérios específicos exigidos pelo Programa Bandeira Azul para a temporada 2023/2024.

O próximo passo para a certificação de Tucuns envolve a realização de 160 análises laboratoriais da água coletada em dois pontos da extensa praia de 2,7 km. Caso obtenha a certificação, Tucuns será a maior praia de Búzios a ostentar o selo Bandeira Azul, caracterizada por suas águas limpas, claras e frias, influenciadas pelas correntes do Sul do país.

Imagem: Reprodução/Freepik