Especialistas revelam dicas de proteção para mulheres durante o Carnaval do Rio de Janeiro

O Carnaval está se aproximando e, com ele, também há uma tendência de aumento no número de casos de importunação sexual, ou seja, beijos forçados, toques sem autorização ou até mesmo situações mais graves. Portanto, é fundamental seguir recomendações de especialistas para curtir a folia em segurança.

Saiba mais detalhes sobre como você pode se proteger durante a festa.

Dicas de proteção para mulheres na hora de curtir o Carnaval

De acordo com Erica Paes, especialista em segurança feminina, ainda existe a percepção por parte de alguns homens de que possuem poder e direito sobre o corpo das mulheres. Portanto, uma das recomendações é sempre estar acompanhada em banheiros químicos e outros locais mais perigosos.

“Há muitos relatos de homens que ficam à espreita em banheiros químicos e em estabelecimentos buscando encontrar alguém mais vulnerável. É necessário muito cuidado porque eles buscam, infelizmente, o crime de estupro. Se possível, peça sempre para alguém ir com você”, ressalta.

Além disso, é fundamental dar preferência para copos e embalagens fechadas durante a folia para evitar ingerir substâncias de terceiros. Também vale destacar que só é recomendado entrar em veículos de aplicativos autorizados. Já no transporte público, fique mais próxima da passagem caso precise sair.

Vale ressaltar que a Ronda Maria da Penha, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, já está atuando nos blocos de rua para atuar na proteção das mulheres no Carnaval deste ano. Nesse sentido, a líder operacional da Ronda da Maria da Penha, Glória Maria Bastos, reforça que a legislação segue valendo.

“É um período de muita alegria, mas não de abuso. Todas as leis continuam valendo. Beijos forçados, puxões de braço ou cabelo, qualquer tipo de violência os agentes precisam ser acionados para que as vítimas sejam acolhidas e protegidas, além dos agressores responsabilizados”, reforça Glória Maria.

Imagem: Reprodução/Freepik