Hotel abandonado há 70 anos no RJ pode receber investimento e voltar à vida

O Gávea Tourist Hotel deveria ter sido construído no meio da Floresta da Tijuca, uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo, para ser uma sensação do Rio de Janeiro dos anos 1980. No entanto, hoje só existe uma carcaça abandonada no local.

Mas parece que essa situação está perto de mudar. Isso porque a administração do hotel abandonado pretende fazer com que o hotel saia do papel com outro nome e em um formato um pouco diferente. Entenda quais são os planos para o prédio abandonado.

Hotel abandonado teria 30 mil metros quadrados e 440 quartos

O empreendimento possui 16 andares e foi concebido no ano de 1953. No entanto, em 1970, a empresa que era responsável pela administração do projeto decretou falência e, por isso, a obra nunca chegou a ser concluída. Mas a nova administração tem planos para concluir a construção e inaugurar um hotel.

“Em 2011, quando nós assumimos, tomamos alguns sustos. Encontramos pessoas morando aqui, algumas carcaças de automóveis. Tudo isso foi resolvido, e o terreno, limpo”, explicou Marcos Cumagai, conselheiro da nova administradora, a Gávea Residence e Corporações.

Nos últimos anos, o hotel abandonado passou a receber diversos turistas. “Fechamos a área, mas, ainda assim, turistas e jovens admiradores da natureza invadiam o local durante fins de semana para fazer rapel e turismo de observação”, conta.

A expectativa da administradora é inaugurar o novo hotel a partir de 2026. Os 440 quartos previstos inicialmente serão transformados em 80 de um hotel-boutique e 150 unidades de acomodação “long stay”, ou seja, parecidas com um apartamento residencial.

“O segredo do Gávea é essa vista maravilhosa, esse ambiente de contemplação único. Posso dizer que poucos lugares do mundo têm esses atributos todos. Tem a alma carioca aqui. O que falta é recuperarmos essa estrutura e, efetivamente, colocarmos em operação”, afirma Cumagai.

Imagem: Reprodução/Josué Luz