Inflação do RJ ficou abaixo da média nacional em 2023; saiba mais
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, a inflação da cidade do Rio de Janeiro fechou abaixo da média nacional. Além disso, a taxa também foi menor do que a registrada em outras capitais brasileiras. O preço da cebola foi o que sofreu a maior redução em 2023.
Saiba mais detalhes.
Inflação do Rio ficou abaixo da registrada em outras capitais em 2023
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou o ano passado em 4,3% na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, a taxa ficou abaixo da média nacional de 2023, que foi de 4,6%.
Além disso, o índice no Rio também foi menor do que o registrado em outras capitais brasileiras. É o caso, por exemplo, de Brasília, que fechou o ano com inflação de 5,5%, Vitória, no Espírito Santo, com 5,1%, e São Paulo, com 5%. O resultado leva em consideração os preços das regiões metropolitanas.
Também abaixo de 5%, mas acima da média carioca, estão as cidades de Fortaleza (4,9%), Belém (4,8%), Campo Grande (4,8%), Porto Alegre (4,6%), Rio Branco (4,6%) e Salvador (4,5%). No Rio de Janeiro, os dados foram compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE).
Em relação aos alimentos, a cebola foi o que registrou a maior queda, de 20,2%, no ano passado. Outras reduções expressivas na capital carioca foram registradas no frango (-14,9%), café (-13,5%), mamão (-10,9%), carne (-9,1%), biscoito (-5,2%), leite (-5,1%), banana (-3,2%), queijo (-1,9%) e tomate (-0,7%).
Por outro lado, o IBGE também identificou alta de 8,2% em preços administrados, como combustível e energia elétrica. Já os serviços, setor que mais emprega no país, fechou o ano com alta de 4,6%.
Imagem: chandlervid85/Freepik