Inovação meteorológica no Rio: radar prevê chuvas com três horas de antecedência
Instalado na Serra do Mendanha, na Zona Oeste, um novo radar promete facilitar o monitoramento das condições climáticas do Rio de Janeiro. O equipamento, adquirido pela prefeitura da capital, deve antecipar em até três horas a chegada das chuvas. Além disso, também será possível identificar granizo.
Saiba mais detalhes.
Rio de Janeiro tem novo radar que prevê chuvas com até três horas de antecedência
A Prefeitura do Rio de Janeiro instalou, na Serra do Mendanha, na Zona Oeste, um novo equipamento que permite identificar a chegada de temporais com até três horas de antecedência. Isso porque o moderno radar é capaz de detectar a formação de chuvas a até 150 quilômetros da capital carioca.
“Outra vantagem do novo radar é que o local escolhido permite que monitoremos a cidade inteira. Nosso primeiro equipamento não cobria alguns pontos da Zona Oeste, que pelas características do relevo eram zonas de sombra”, ressaltou o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Marcus Belchior.
Além disso, o equipamento também poderá identificar se as chuvas a caminho do Rio de Janeiro serão ou não de granizo. Segundo Belchior, o novo radar possibilitará um melhor planejamento no que se refere ao deslocamento de equipes de emergência para os locais onde as chuvas previstas serão mais intensas.
Porém, apesar do novo radar, o equipamento do Sumaré, instalado há 14 anos, seguirá funcionando normalmente. Desse modo, os meteorologistas terão mais recursos para preverem as chuvas na cidade. No entanto, usuários externos do sistema Alerta Rio passarão a utilizar apenas imagens do mais novo.
Vale ressaltar que o equipamento, fabricado por uma empresa holandesa, pesa 400 quilos e custou cerca de R$ 6,8 milhões. Além dos dois radares da prefeitura, um aparelho do Ministério da Aeronáutica, instalado no Pico do Couto, na Região Serrana do Rio, também é utilizado para a previsão dos temporais.
Imagem: Reprodução/Freepik