Museu Carmen Miranda abre no RJ após 10 anos; confira o calendário e visite

Depois de 10 anos de revitalização, o Museu Carmen Miranda reabre as portas para o público na próxima sexta-feira (4). O espaço abriga mais de 3 mil itens da cantora, principalmente, roupas. Além da exposição do acervo, a cerimônia oficial de abertura também contará com uma apresentação musical performática.

Saiba mais detalhes sobre a reinauguração e veja como você pode participar da cerimônia.

O evento de reabertura do Museu Carmen Miranda deve começar às 18 horas e a entrada é gratuita

Na próxima sexta-feira (4), acontece a cerimônia de reinauguração do Museu Carmen Miranda, que está situado no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O espaço ficou fechado por 10 anos para a revitalização do prédio e do acervo da cantora, que conta com 3.348 itens, principalmente suas roupas.

O Museu Carmen Miranda foi inaugurado no ano de 1976 e, atualmente, pertence à Fundação de Artes do Rio de Janeiro. O projeto do museu foi feito pelo arquiteto Affonso Reidy, enquanto que os itens integrantes do acervo da instituição foram cedidos pela família da cantora depois de sua morte, em 1955.

No ano de 2013, o museu acabou fechando as portas para reformas, uma vez que seria necessário uma adaptação às regulamentações de segurança. Além disso, com o tempo, houve a deterioração de diversos itens do acervo, o que exigiu a restauração. Todos esses processos acabaram atrasando o seu retorno.

A programação da cerimônia oficial de abertura conta com a exposição “Viva Carmen”, que tem como objetivo aproximar o público da cantora e atriz, focando, principalmente, em sua fase brasileira, anterior ao sucesso internacional. Além disso, haverá uma apresentação performática da cantora Juliana Maia.

O evento acontece, nesta sexta (4), a partir das 18h, na avenida Rui Barbosa, S/N, no bairro do Flamengo. A entrada é gratuita.

Imagem: Reprodução/Agencia O Dia