Relógio de igreja no Rio de Janeiro parado desde 1922 vai voltar a funcionar

A Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no centro do Rio de Janeiro, foi reaberta ao público no mês de junho, depois de passar por um processo de revitalização, que levou quatro anos para acabar. Agora, em agosto, o novo relógio do templo será inaugurado depois de mais de 100 anos sem funcionar.

Saiba mais detalhes da famosa igreja da capital fluminense.

Relógio mistura modernidade com sua identidade original

A previsão é que o relógio da Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores volte a funcionar no mês de agosto, depois de mais de 100 anos parado. A máquina e os ponteiros foram importados da Itália e a instalação será realizada nos próximos dias. O relógio já não estava funcionando desde o ano de 1922.

O comissário administrativo da Irmandade dos Mercadores e diretor da Sérgio Castro Imóveis, Claudio André Castro, explica que o relógio deve funcionar 24 horas por dia e que é uma mistura do que há de mais moderno nessas máquinas com a sua identidade original, que inclui um mostrador já bicentenário.

“A cara do relógio, na fachada da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, será a mesma, foi mantida do jeito que sempre foi. Mas a nova máquina do relógio, que parou de funcionar há 101 anos, foi encomendada à Canonico Di Lagonegro, a maior empresa de relógios de igrejas da Itália”, conta ele.

O comissário administrativo ainda afirma que “os ponteiros do relógio (que estão parados há 101 anos) também virão da Itália. Um sistema informatizado ligará o funcionamento dos relógios ao dos sinos, com perfeita sincronia entre a movimentação dos ponteiros e o toque”.

Vale lembrar que o templo, que fica na Rua do Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro, passou por um processo de revitalização, que durou quatro anos. No dia 10 de junho, a igreja, inaugurada no ano de 1750, foi reaberta ao público da capital, apresentando uma programação religiosa e cultural especial.

Imagem: Divulgação/Comissão de Patrimônio da Arquidiocese