Rio de Janeiro adota nova medida para evitar alagamentos
O projeto Fábrica de Ralos, liderado pela Fundação Rio-Águas, vem introduzindo mudanças significativas para enfrentar os constantes alagamentos que afetam o Rio de Janeiro durante a estação chuvosa. Ao longo do último ano, foram instalados mais de 70 ralos em áreas estratégicas das zonas Norte e Oeste da cidade.
Como a inovação dos “Mega Ralos” está reduzindo inundações no Rio de Janeiro?
Iniciado em agosto de 2023, após um mapeamento do Centro de Operações Rio (COR) que apontou mais de 35 pontos críticos, o projeto focou em locais como Bonsucesso e Maria da Graça, na Zona Norte, e Santa Cruz, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Uma das grandes inovações são os “mega ralos”, dispositivos capazes de escoar grandes volumes de água, reduzindo drasticamente a acumulação nas vias públicas.
Segundo Wanderson Santos, presidente da Fundação Rio-Águas, os mega ralos, juntamente com os ralos convencionais, proporcionam uma absorção mais eficaz da água das chuvas, colaborando agressivamente na amenização dos problemas de alagamento.
A Avenida Brasil, uma das principais artérias de trânsito do Rio de Janeiro, também está recebendo atenção especial com a instalação de nove mega ralos e 20 ralos tipo boca de lobo, com o foco em reduzir os pontos críticos em Ramos e Manguinhos.
O impacto da iniciativa já é notado por moradores das áreas beneficiadas. Relatos de redução nas inundações e melhorias na qualidade de vida são frequentes. A execução das obras, que inclui a instalação de ralos em calçadas e sob passarelas, foi planejada para minimizar interferências no fluxo normal de tráfego.
A expansão do projeto Fábrica de Ralos sinaliza um movimento promissor para uma gestão urbana mais resiliente e preparada para desafios climáticos. Com a continuação das instalações e manutenções dessas infraestruturas, espera-se que o Rio de Janeiro esteja cada vez mais equipado para lidar com as adversidades das temporadas de chuvas intensas.