Rio de Janeiro aparece entre as 3 cidades mais ricas do Brasil; veja ranking

De acordo com um novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade do Rio de Janeiro é a segunda mais rica do país, contribuindo com uma parcela significativa na produção de riquezas no país. No entanto, o estudo mostra que houve uma redução na participação desde 2002.

Saiba mais detalhes a respeito dos resultados da pesquisa e da situação carioca.

Rio de Janeiro é a segunda cidade pais rica do país, aponta IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, que mostra que a cidade do Rio de Janeiro é a segunda mais rica do país. De acordo com o levantamento, o município contribui com 4% de tudo o que é produzido no território brasileiro.

Confira quais são as cidades mais ricas do Brasil:

  1. São Paulo (com uma fatia de 9,2% do PIB brasileiro);
  2. Rio de Janeiro (4,0%);
  3. Brasília (3,2%);
  4. Belo Horizonte (1,2%);
  5. Manaus (1,1%).

Vale ressaltar que a pesquisa leva em consideração a produção do ano de 2021, ou seja, ainda durante a pandemia. Sendo assim, foram registradas quedas na participação nas três primeiras cidades do ranking. São Paulo perdeu 3,5 pontos porcentuais entre 2002 e 2021, enquanto que o Rio de Janeiro perdeu 2,3.

“Os resultados do PIB dos Municípios mostram que municípios das capitais e demais agregações municipais de maior participação no PIB brasileiro, por concentrarem as atividades de serviços presenciais, foram mais afetados pelas medidas de isolamento decorrentes da pandemia”, disse o IBGE.

No entanto, também foi registrado um aumento em algumas cidades, como Maricá, no Rio de Janeiro, principalmente, por causa do setor de petróleo e gás. “A indústria extrativa explica muito do ganho de participação no PIB dos municípios com expansão”, explica Luiz Antonio de Sá, técnico do IBGE.

Imagem: Reprodução/Diário do Rio