Rio de Janeiro pode sofrer com temporais no fim de semana; confira previsão

Com o calor intenso marcando presença nos últimos dias no Rio de Janeiro, parece que uma mudança significativa está no horizonte. As previsões meteorológicas não estão apenas apontando uma virada no clima, mas trazem avisos de uma “chuva extrema” que promete trazer chuva volumosa, ventania e até mesmo ressaca nas áreas litorâneas. A mudança deve se estender nesta sexta-feira (22) e durante todo o fim de semana.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a responsável por essa reviravolta climática é uma frente fria que, neste momento, influencia o Sul do país. O movimento lento dessa frente fria sobre a região no decorrer do fim de semana é o que deve acarretar acumulados pluviométricos significativos. Em função disso, o Inmet já emitiu alertas para o Sudeste e para a região central do Brasil, sinalizando a gravidade da situação.

A situação tende a ser mais crítica na região metropolitana de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e em todo o estado do Rio de Janeiro. Nestas áreas foi emitido um aviso de “grande perigo”. Espera-se que a chuva supere os 100 milímetros diários e os ventos possam atingir velocidades de até 100 km/h. O alerta do Inmet vale até o domingo (24).

Prefeito do Rio de Janeiro faz alerta para população

Em um vídeo divulgado através das redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD), ao lado de Raquel Franco, chefe da meteorologia do serviço municipal Alerta Rio, alertaram sobre a possibilidade do temporal iniciar no começo da noite e se estender pela madrugada, ganhando força entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23). A situação deve se repetir entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (24).

Eduardo Paes mencionou que, devido à previsão, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana e a Defesa Civil terão seus efetivos ampliados. Ele também fez um apelo para que a população colabore, especialmente aqueles que precisam se deslocar, sugerindo que façam isso mais cedo para evitar transtornos caso a chuva comece às 19h, como previsto.