Rio de Janeiro registra aumento de furtos de cabos em 2023; saiba mais
De acordo com um levantamento da concessionária de energia do Rio de Janeiro, no ano passado, houve um aumento de mais de 150% nos casos de furtos de cabos. A última ocorrência registrada em 2023 deixou moradores e comerciantes sem energia. A Zona Norte do Rio é a mais atingida por esses furtos.
Saiba mais detalhes a respeito dos novos dados que foram divulgados e veja o que as autoridades têm feito para combater esse tipo de crime que prejudica a vida da população.
Rio de Janeiro teve aumento de casos de furtos de cabos em 2023
Segundo levantamento feito pela Light, concessionária de energia do Rio, no ano passado, somente na Região Metropolitana, foram furtados mais de 16 mil metros de fios, o que equivale a quatro voltas na orla de Copacabana. Em relação a 2022 (6 mil metros), o aumento foi de 160%.
O último caso de 2023 aconteceu no dia 30 de dezembro, na Praça da Bandeira, na Zona Norte, e deixou moradores e comerciantes da região sem energia. O criminoso foi filmado enquanto cortava os cabos. No entanto, acabou se desequilibrando e despencando de onde estava, a quase quatro metros de altura.
Vale ressaltar que a Zona Norte, onde o último caso do ano aconteceu, é justamente a região do Rio de Janeiro com o maior número de casos desse tipo. Com 94 furtos, a Tijuca lidera o ranking, seguida pela Barra da Tijuca e pelo Recreio dos Bandeirantes, onde houve 80 e 45 ocorrências de furto, respectivamente.
Em meio ao crescimento de casos, a Polícia Militar afirmou que está trabalhando juntamente com a concessionária e com os moradores da cidade a fim de evitar que esse tipo de crime continue acontecendo. Além disso, ferros-velhos que compram cabos furtados também estão sendo identificados.
Imagem: Reprodução/Freepik