Cerveja artesanal: saiba como fazer em casa
Se você já teve vontade de produzir a sua própria cerveja artesanal, hoje nós traremos um rápido guia sobre os processos realizados durante a produção de uma boa cerveja. Dessa forma você pode se inspirar e se aprofundar mais no assunto.
Processos na criação de uma cerveja artesanal
Maltagem
Processo de preparo do malte para a utilização na criação de cervejas artesanais, geralmente realizado por maltarias especializadas que fornecem a matéria prima para a criação da cerveja.
Escolha de ingredientes
Aqui é onde se escolhe os maltes, leveduras e outros ingredientes que servirão de base para a criação do sabor da sua cerveja e refletirão no produto acabado.
Moagem
Nessa etapa deverá ser realizado o processo de quebra dos ingredientes utilizados na criação da cerveja para facilitar o acesso ao amido presente nos ingredientes.
Brassagem
Aqui são realizados os processos de mostura, filtragem e fervura. Os processos resumem basicamente a criação do álcool liberado pela mostura, a filtragem para realizar a eliminação de partículas indesejadas, fervura para dar mais sabor e aroma para a cerveja artesanal.
Resfriamento
Aqui o mosto é resfriado para receber a levedura da cerveja artesanal, o mosto deve estar na temperatura perfeita para a incorporação da levedura variando de 6°C a 12°C para Lager e entre 15°C e 24°C para cerejas Ale.
Fermentação
No processo de fermentação as leveduras irão realizar a absorção dos açúcares presentes no mosto e sua transformação em álcool e CO², também são necessárias na criação de aromas e sabores.
Maturação
Aqui é onde ocorre a concentração de sabor, aroma e complexidade do sabor da cerveja artesanal, o tempo de duração médio é de 10 dias para o processo, mas dependendo do tipo de cerveja pode demorar meses. A temperatura deverá ser baixa durante o processo para um bom resultado.
Envase
Aqui é onde ocorre o despejo da bebida dentro das garrafas ou recipientes onde a cerveja artesanal será envasada, a bebida não deve ficar em contato com o ambiente e aqui é onde ocorre a incorporação do CO² na cerveja por ação das leveduras vivas ou injeção forçada.
Procure ajuda de pessoas mais experientes
Se essa é sua primeira tentativa, vale a pena entender um pouco mais sobre o assunto e o que você deseja fazer. Além disso vale também se consultar com produtores mais experientes para dicas e macetes.