Conheça 5 alimentos capazes de arruinar a sua dieta
Fazer dieta é sempre difícil. Em primeiro lugar, porque significa deixar de comer alimentos ricos em gordura e açúcar, componentes que estimulam sensações prazerosas.
Além disso, uma alimentação que visa a perda de peso (ou o aumento de massa muscular) está sempre sendo ameaçada pelos equívocos em relação a comidas que parecem saudáveis ou pouco calóricas, mas não são.
Neste artigo, você conhecerá cinco grande vilões da dieta, para evitar arruiná-la sem querer. Continue lendo, para saber quais são.
O que pode atrapalhar a dieta?
Em geral, definir o pode estragar uma dieta depende do seu objetivo. Mas, como a maioria delas é focada na perda de peso ou no ganho de massa muscular, alimentos muito calóricos e pobres em proteínas são os seus maiores vilões.
Assim, o consumo de comidas industrializadas costuma ser a principal causa para uma dieta dar errado, pois elas contém muito sódio, açúcar e gorduras. Essas substâncias, além de causarem, diretamente, o acúmulo de gorduras, também podem levar o corpo a:
- reter mais líquidos;
- ter prisão de ventre;
- desacelerar o metabolismo;
- outros fatores que, indiretamente, geram um aumento no peso.
Contudo, mesmo alimentos muito saudáveis podem se tornar grandes vilões. Frutas e legumes, apesar de serem bons para a saúde, podem ser bem calóricos e incompatíveis com certos objetivos, como evitar carboidratos.
5 Alimentos que não são bons para a dieta
Abaixo, apresentamos cinco produtos alimentares que a maioria das pessoas pensa ser bom para uma dieta, mas, na verdade, deveriam ser evitados. Confira abaixo!
Barra de cereais
Depois da prática de exercícios ou como um lanchinho rápido, a barra de cereais costuma ser requisitada. Ela é popularmente conhecida por ser uma fonte de carboidratos complexos e possuir um baixo nível calórico.
Contudo, a maioria das marcas desse alimento é recheada de açúcar, gordura e, principalmente, sódio. Comer barra de cereais com frequência pode levar ao aumento de peso e estragar a dieta. Uma boa opção é substituí-la por uma maçã ou uma porção pequena de oleaginosas (sementes de abóbora, nozes, castanhas…).
Leite vegetal
Recentemente, com o crescimento da presença de produtos veganos no mercado, tem se tornado comum a substituição do leite de vaca por aqueles de origem vegetal, como:
- soja;
- aveia;
- castanha;
- coco.
Porém, apesar de não possuírem colesterol, eles são ricos em carboidratos e possuem menos proteínas do que o leite de origem animal. Por isso, não são indicados para uma dieta low carb (de baixo consumo de carboidratos) ou para aumento de massa muscular.
Molho de salada
Para quem detesta vegetais, colocar um pouco de molho na salada faz toda a diferença. Contudo, esse acompanhamento costuma aumentar muito a densidade calórica das hortaliças, sendo contraprodutivo na salada.
Ademais, quando comprados prontos, os molhos são ricos em sódio e conservantes. Esses, além de arruinarem o processo de perder peso, também fazem mal à saúde.
Peito de peru
Frequentemente recomendado como uma substituição para o presunto ou a mortadela, o peito de peru não é tão bom para a dieta como parece.
Apesar de possuir menor quantidade de gordura do que outras opções, este alimento continua sendo um embutido, cheio de conservantes e sódio, fazendo mal à saúde e afetando, indiretamente, a perda de peso.
Suco de uva integral
As uvas são muito saudáveis, ricas em vitaminas A, B, C e K. Apesar disso, elas também são extremamente calóricas, já que uma porção pequena tem em média 50 calorias. Então, tomar um copo de suco dessa fruta, mesmo que seja completamente integral, por possuir muitas uvas, aumenta muito a quantidade de calorias consumidas em uma refeição.
Além disso, os sucos, de maneira geral, são pobres em fibras e ricos em frutose, o açúcar presente nas frutas. Desta forma, sempre opte por consumir a uva pura e em pequenas porções.
Esses são alguns alimentos que, considerando a quantidade de carboidratos, sódio e açúcar, têm a tendência a estragar uma dieta. Contudo, apenas um profissional de saúde pode recomendar ou vetar a ingestão de certas comidas. Consulte um nutricionista e confira a sua opinião sobre as dicas que apresentamos.