Fosfatidilserina ajuda na redução do estresse?
Sim, a fosfatidilserina ajuda na redução do estresse. Mas antes de explicar a ação da fosfatidilserina na redução dos níveis de estresse, vamos explicar o que é esse composto.
A fosfatidilserina é um fosfolipídio produzido naturalmente pelo organismo, sendo encontrado em grandes quantidades no cérebro e no tecido neural. Porém, ela também pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, bem como por meio de suplementos alimentares.
Quer saber um pouco mais sobre esse composto, seus benefícios para o corpo humano e como ela atua na redução do estresse? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos!
Imagem sugerida (sem direitos autorais): Freepik
Benefícios da fosfatidilserina
Agora que você já sabe que a fosfatidilserina é um fosfolipídio produzido naturalmente pelo organismo, que tal conferir os benefícios desse composto? Dessa forma, você pode entender melhor sobre a atuação desse composto no organismo e aproveitar todos os benefícios para a sua saúde.
Melhora a função cognitiva e a memória
Um dos benefícios da fosfatidilserina para o organismo é a melhora na função cognitiva e na memória. E esses benefícios podem ser vistos até mesmo em idosos que sofrem de doenças como o Alzheimer.
Ou seja, a suplementação à base de fosfatidilserina pode ajudar a retardar ou até mesmo prevenir a demência. Isso acontece porque a fosfatidilserina é responsável por aumentar a comunicação neuronal, bem como por regular os níveis de acetilcolina, um importante neurotransmissor.
Porém, vale lembrar que esses benefícios para as funções cognitivas e para a memória também podem ser vistas em adultos.
Melhora a concentração e facilita a aprendizagem
Além dos benefícios para a função cognitiva e a memória, a fosfatidilserina também possui benefícios para a concentração e para a aprendizagem. Isso acontece porque o fosfolipídio é responsável por controlar os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que prejudica a concentração.
Além disso, a fosfatidilserina também garante uma melhora no processamento de informações, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de novas habilidades.
Reduz os sintomas do TDAH
Outro benefício da fosfatidilserina está em reduzir os sintomas do TDAH em adolescentes, como o déficit de atenção e a hiperatividade. Além disso, a suplementação com o fosfolipídio está associada a uma melhora na memória auditiva de crianças com TDAH, sendo uma ótima opção natural para controlar os principais sintomas do transtorno.
Alivia o estresse
A fosfatidilserina é responsável por regular os níveis e a produção de cortisol pelo organismo, como já mencionamos ao longo do conteúdo. E por ser responsável por controlar a produção desse hormônio, é possível controlar também o estresse.
Isso acontece porque o cortisol é um hormônio liberado apenas em resposta a situações de estresse. Ou seja, você controla a liberação do hormônio e deixa o seu humor mais equilibrado.
Porém, vale lembrar que mesmo sendo um composto encontrado de forma natural em diversos alimentos, a suplementação só deve ser feita com acompanhamento médico. Dessa forma, você aproveita todos os benefícios da fosfatidilserina sem precisar se preocupar com possíveis efeitos colaterais.
Alimentos ricos em fosfatidilserina
Alguns dos alimentos ricos em fosfatidilserina são:
- Peixes;
- Carnes vermelhas;
- Carnes brancas, como frango e peru;
- Vísceras, como fígado;
- Leite e laticínios;
- Ovos;
- Feijão branco;
- Sementes de girassol;
- Soja e seus derivados.
Ou seja, são vários os alimentos ricos em fosfatidilserina para incorporar a sua dieta e aproveitar os benefícios incríveis deste fosfolipídio para a sua saúde.
Quando fazer a suplementação com fosfatidilserina
A suplementação com fosfatidilserina só deve ser feita mediante acompanhamento médico, uma vez que é possível conseguir a dosagem diária apenas por meio da alimentação.
De maneira geral, é preciso ingerir em torno de 200 mg de fosfatidilserina diariamente para evitar a deficiência do composto no organismo. Porém, segundo estudos, atualmente a população onívora ingere apenas 130 mg de fosfatidilserina por dia, enquanto vegetarianos ingerem apenas 50 mg.
E nesses casos, a suplementação alimentar pode ser recomendável, mas é sempre muito importante consultar um especialista para entender melhor as suas necessidades específicas.
Dessa forma, você pode entender qual a sua ingestão de fosfatidilserina diária e se a suplementação é realmente necessária.
Agora que você já sabe como a fosfatidilserina ajuda na redução do estresse, bem como os outros vários benefícios para a saúde, só precisa encontrar a melhor opção de suplemento para as suas necessidades energéticas.