Pouco dinheiro? Confira viagens baratas para fazer em MG e RJ
As viagens de curta duração têm se tornado uma maneira de tornar o turismo mais acessível, possibilitando que um maior número de pessoas vivencie experiências incríveis com investimentos mais baixos em comparação às viagens tradicionais, além de não exigirem uma programação prévia intensa.
Um estudo realizado pelo Google revelou que a geração Z tem impulsionado a busca por viagens mais curtas, preferindo o transporte terrestre e valorizando experiências como o ecoturismo.
Com o objetivo de ajudar na escolha de destinos para fins de semana que proporcionem uma fuga da rotina e tenham um impacto positivo, apresentamos duas dicas de turismo sustentável repletas de aventura, natureza, cultura e sustentabilidade. Confira!
Viagens baratas para fazer
Rio de Janeiro (RJ)
No Rio de Janeiro, além das atrações turísticas famosas, há lugares preservados e pouco explorados. É possível fazer trilhas na maior floresta urbana replantada do mundo, nadar em praias selvagens fora do centro urbano, explorar grutas escondidas e enfrentar o desafio da Pedra da Gávea.
Esses roteiros podem ser feitos em um a três dias, permitindo escapar do turismo de massa e praticar atividades como escalada e banho em cachoeiras. Algumas opções são restritas a maiores de 18 anos, mas outras permitem adolescentes a partir de 14 anos. É importante seguir as indicações de esforço físico e garantir a segurança com os equipamentos necessários.
Serra do Cipó (MG)
Em Minas Gerais, é possível se aventurar em expedições de turismo sustentável na Serra do Cipó, localizada a duas horas de Belo Horizonte. Essa região impressiona com sua beleza cênica, biodiversidade e sítios arqueológicos. Existem diversas atrações, incluindo cachoeiras como Retiro, Congonhas, Mirante, Farofa e Pedra do Sol.
O distrito da Serra é a porta de entrada para essa região, conhecida como o “Jardim do Brasil” por Burle Marx. Lá, é possível explorar cachoeiras, campos rupestres, morros, vales e cânions com paisagens surpreendentes. Em 1987, o Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado para proteger 32 mil hectares de Cerrado e Mata Atlântica.
Para os amantes de aventura e natureza, a Travessia da Serra do Cipó é a melhor opção, com 43 km divididos em vários dias, onde as acomodações são em barracas e instalações rústicas, sob um céu estrelado.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik