Não foi só Bolsonaro! Lula também recebeu a medalha de “cidadão de MG” em 2013; relembre
Na última segunda-feira (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais. Mas essa não foi a primeira vez que um presidente é agraciado com essa medalha, já que o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também recebeu o título em 2013.
Saiba mais detalhes sobre a cerimônia que aconteceu há 10 anos.
Lula se tornou cidadão de MG quando já era ex-presidente
Na época, a cerimônia contou com a presença de 650 convidados no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade e o título foram solicitados pelo então deputado estadual Rogério Correia (PT) e concedida em 2011. No entanto, só chegou a ser formalizada por ele dois anos depois.
A cerimônia aconteceu quando Lula já havia deixado a presidência da República com altos índices de aprovação. No discurso, Correia classificou o petista como “eterno presidente da República”. “Com esse título de cidadão honorário, ele se torna representante de todo o povo mineiro”, afirmou o deputado.
Ademais, o discurso de Lula foi no sentido de lembrar as suas passagens pelo solo mineiro, de forma a destacar o apoio recebido em greves e articulações entre os trabalhadores. Além disso, fez questão de reforçar que a então presidente Dilma Rousseff e tantas outras personalidades relevantes são mineiras.
“Se tenho tanto carinho e respeito por Minas é porque os mineiros têm muito carinho e respeito por mim. Entre nós, desde aquela época, criou-se uma profunda identidade, formada no mesmo compromisso de vida com a dignidade e a justiça”, afirmou Lula na época.
Por outro lado, nesta semana, Bolsonaro recebeu o título de cidadão de Minas Gerais em meio às investigações do esquema para desviar joias entregues como presentes de autoridades estrangeiras e que, portanto, seriam da Presidência da República.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/ALMG