Novo programa do governo de Minas Gerais deve realizar a manutenção de mais de 8 mil km de rodovias do estado

O governo de Minas Gerais anunciou na última segunda-feira (2/10) o lançamento do Conserva Pro, um ambicioso programa de manutenção preventiva das rodovias estaduais.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), a primeira fase do programa abrangerá dois editais compostos por sete lotes de rodovias cada, totalizando aproximadamente 8,4 mil quilômetros, com um investimento de mais de R$ 455 milhões nos próximos dois anos. Saiba mais informações!

Projeto para obras em rodovias de Minas Gerais

A expectativa é de que as obras de manutenção nas rodovias incluídas no primeiro edital tenham início em aproximadamente um mês, enquanto a segunda fase do programa está prevista para ser concluída até o final de 2023, com novos editais planejados para o próximo ano.

Os contratos abrangidos pelo programa contemplarão diversas ações, incluindo limpeza de bueiros e dispositivos de drenagem, reparos nos pavimentos, limpeza mecanizada das margens para melhorar o escoamento das águas pluviais e roçagem, operações tapa-buracos e capina das faixas de domínio.

Dessa forma, as intervenções planejadas nos trechos selecionados pelo programa visam abordar tanto problemas pontuais como preventivos e corretivos nas vias.

Regiões contempladas pelas obras

As regiões contempladas no Conserva Pro incluem cidades como Barbacena, Araxá, Patos de Minas, Governador Valadares, Uberaba, Pirapora, Abaeté, Itabira, Araçuaí, Pedra Azul, Janaúba, Januária, Capelinha e Coronel Fabriciano.

O secretário de estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, destacou que o programa complementa outras iniciativas já lançadas pelo estado, como o Provias, que se concentra na recuperação funcional de rodovias e pavimentação de novas vias.

Segundo ele, em pouco mais de um ano, mais de 40 obras foram concluídas e cerca de 50 estão em andamento, com a expectativa de fechar o ano com R$ 1,5 bilhão em execução.

Pedro Bruno enfatizou a robustez do Conserva Pro e a multiplicação dos investimentos por quilômetro em termos de manutenção em comparação com contratos anteriores.

Ele explicou que as 14 regionais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) que fazem parte da primeira fase foram escolhidas com base no vencimento dos contratos este ano, com o objetivo de prolongar a vida útil das estradas, aumentar a segurança e melhorar a qualidade de vida dos mineiros que utilizam essas rodovias diariamente.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik