Rodovia de MG já registrou mais de 2 mil acidentes em 2023
A BR-381, que liga São Mateus, no Espírito Santo, à cidade de São Paulo, revela uma trágica realidade nos últimos três anos, com mais de 440 vidas perdidas em acidentes e cerca de 7 mil ocorrências registradas entre janeiro de 2021 e outubro de 2023, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Recentemente, uma colisão envolvendo 13 veículos na Serra de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, resultou em seis mortes, agravando a já preocupante situação. Saiba mais informações!
Alto número de acidentes em rodovia de MG
O especialista em transporte e trânsito, Márcio Aguiar, aponta a falta de investimentos e as características perigosas da rodovia como fatores determinantes para a alta incidência de acidentes.
Com um traçado sinuoso em uma região montanhosa, a BR-381 desafia os motoristas com pouca visibilidade em determinados trechos, tornando essencial o aumento da capacidade da via, especialmente por meio da duplicação.
A história da rodovia remonta ao século XVII, com a abertura do caminho original pelos bandeirantes. No entanto, apesar de sua relevância histórica, a BR-381 enfrenta desafios contemporâneos, como a falta de investimentos necessários para garantir a segurança dos usuários.
Desde 2008, aproximadamente 562 km da rodovia são concedidos à Arteris Fernão Dias, cobrindo o trecho de Contagem, na Grande BH, a Guarulhos (SP).
No entanto, os altos índices de acidentes levaram à identificação de 32 pontos críticos, onde serão instalados novos radares em 2024. A duplicação de alguns trechos e a implantação de áreas de escape estão em análise para melhorar a segurança viária.
Duplicação da rodovia
O trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, objeto de um edital de concessão adiado, representa um desafio adicional. O plano de duplicação, que atravessou várias gestões federais sem concretização, é aguardado com expectativa, visando aprimorar as condições da rodovia e reduzir o número alarmante de acidentes.
Apesar dos desafios, a previsão é de que o segmento seja licitado no primeiro semestre de 2024, oferecendo uma perspectiva de melhorias cruciais para a segurança dos usuários da BR-381.
Imagem: Reprodução/Freepik