Praias do Rio de Janeiro que já não existem mais
A cidade do Rio de Janeiro, famosa por suas lindas praias, conta com diversos espaços históricos que desapareceram ao longo dos anos por negligência de preservação. Nesse sentido, a intervenção das autoridades em espaços naturais é uma das causas do desaparecimento de algumas dessas praias. Saiba mais detalhes.
Praias do Rio de Janeiro que desapareceram com o passar do tempo
Um famoso espaço que já não existe mais na cidade maravilhosa é a Praia do Caju, muito frequentada pela realeza portuguesa quando esteve em terras brasileiras. Vale ressaltar que seu desaparecimento aconteceu, principalmente, por causa das obras em seu entorno, como, por exemplo, da Ponte Rio-Niterói.
Outro caso emblemático é o da Praia da Saudade, que deixou de existir, na década de 1930, para a construção do Iate Clube do Rio de Janeiro. Em relação ao seu nome, a principal teoria diz respeito a sua vista privilegiada para os barcos que deixavam a Baía da Guanabara e, por isso, deixando saudade.
Além disso, a Praia Formosa é outra que deixou de existir na cidade do Rio de Janeiro, por causa das obras de aterro na região do cais do porto. Vale ressaltar que essa intervenção levou à construção do Canal do Mangue e, atualmente, no espaço antes ocupado pela praia, está a Rodoviária Novo Rio.
A Praia de Santa Luzia é outra que começou a desaparecer no ano de 1922, para a construção do Aterro do Flamengo e também a partir da derrubada do Morro do Castelo. Atualmente, o espaço conta com diversas avenidas da capital. Nos primórdios, a praia chegou a sediar algumas competições esportivas.
Por fim, também vale destacar o Píer de Ipanema, que além de praia, funcionava como local para despejo de dejetos. Por isso, passou a ser frequentado por pessoas ligadas ao movimento da contracultura e artistas, como Gal Costa.
Imagem: Reprodução/Freepik