Governo do RJ anuncia esquema de segurança para o Carnaval; confira
Nesta segunda-feira (5), o Governo do Rio de Janeiro anunciou o plano operacional montado para o Carnaval deste ano. Entre os destaques, está a utilização do reconhecimento facial, com imagens captadas e transmitidas em tempo real. Segundo o governador, foram investidos R$ 62 milhões na festa.
Saiba mais detalhes.
Governo do Rio anunciou medidas de segurança para o Carnaval
O governador Cláudio Castro (PL) anunciou, nesta segunda-feira (5), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, o plano operacional montado para o Carnaval deste ano. De acordo com o chefe do Executivo estadual, a gestão investiu mais de R$ 62 milhões para a realização da festa de 2024.
Em relação à segurança do Carnaval, o plano prevê a utilização do sistema de reconhecimento facial na orla da capital, Sambódromo, estações de metrô e Supervia. Com ele, será possível captar e transmitir imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar.
Além disso, a previsão é que 12 mil agentes estejam nas ruas durante o evento, o que representa um aumento de 5% em comparação com o ano anterior. Já a Polícia Civil planeja montar um posto avançado da 6ª DP (Cidade Nova), além de outras unidades especializadas no Setor 11 da Marques de Sapucaí.
O órgão também deve instalar seis torres de observação ao longo de toda a Avenida Presidente Vargas e haverá ainda monitoramento por drones durante todos os dias de evento. Além disso, o governo estadual anunciou a intensificação de ações de segurança nos megablocos e nas estações de metrô.
Durante o evento de apresentação do plano, também foram anunciadas medidas para o interior do estado e municípios da Região Metropolitana, como o reforço do policiamento nos blocos de rua. A Polícia Civil deve contar com 3,3 mil agentes na folia.
Imagem: Reprodução/Isac Nóbrega