Belo Horizonte teve quase 30 mil atendimentos por dengue em apenas 14 dias
De acordo com dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), nos primeiros 14 dias de fevereiro, foram realizados 29 mil atendimentos de pessoas com sintomas da dengue. Desde o início do ano, a capital mineira confirmou cinco óbitos causados pela doença, enquanto que Minas Gerais registrou 18.
Saiba mais detalhes sobre a situação da dengue no estado.
Belo Horizonte registra número expressivo de atendimentos em poucos dias
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), somente nos primeiros 14 dias do mês, foram realizados mais de 29 mil atendimentos de pessoas com sintomas da doença em unidades de pronto atendimento e centros de saúde da capital. O número é sete vezes maior que o registrado em fevereiro do ano passado.
A capital mineira já decretou epidemia de dengue, com 850 casos registrados a cada 100 mil habitantes. Desde o início do ano, Belo Horizonte registrou cinco óbitos por causa da doença, enquanto que o estado de Minas Gerais confirmou 18. E, durante o Carnaval, a prefeitura identificou um aumento.
De acordo com dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), entre os dias 10 e 15 de fevereiro, houve um crescimento de 35% nos casos da doença na capital. Somente neste período, foram 3.586 diagnósticos confirmados na cidade de Belo Horizonte.
Vale destacar também que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes já são configuradas como uma situação de epidemia. Nesse sentido, atualmente, a incidência da doença na capital mineira é de 850,2 casos a cada 100 mil habitantes.
Até o momento, em todo o estado de Minas Gerais, foram registrados 181.645 casos prováveis de dengue, sendo 62.872 confirmados. Além disso, também estão sendo investigados outros 100 possíveis óbitos causados pela doença.
Imagem: Reprodução/Freepik