Belo Horizonte é a capital brasileira mais afetada por aumento de temperatura no Brasil
De acordo com um levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Belo Horizonte foi a capital brasileira mais afetada pelo aumento da temperatura no ano passado. Além disso, a pesquisa destaca o Vale do Jequitinhonha em relação à elevação dos termômetros em 2023.
Saiba mais detalhes a respeito dos resultados do estudo e veja os principais destaques.
Belo Horizonte se destaca como a capital mais afetada pelo aumento da temperatura
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em seu mais novo levantamento, indica que Belo Horizonte foi a capital brasileira mais afetada pelo aumento dos termômetros no ano passado. Segundo a pesquisa, houve um acréscimo de 4,23ºC na temperatura da capital mineira em 2023.
Além disso, o levantamento também mostra que o Vale do Jequitinhonha foi a região do país com as maiores elevações de temperatura. Das 20 cidades brasileiras com as maiores altas, 18 estão localizadas na região. As únicas exceções são os municípios de Urandi, na Bahia, e Confins, também em Minas Gerais.
Já Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, se destaca como a cidade brasileira com a maior elevação de temperatura registrada no ano passado. De acordo com o levantamento do centro, o termômetro chegou a ficar 5,52ºC acima da média das máximas diárias.
Metodologia do levantamento
Vale ressaltar que, para a realização do estudo, foram utilizados dados de estações meteorológicas oficiais e de satélite de todos os 5.570 municípios brasileiros ao longo dos 12 meses do ano passado. Desse modo, os meses de 2023 foram comparados com base na climatologia para o período.
Por fim, cada município do país foi ranqueado a partir das maiores anomalias de temperatura positiva. Como há uma ausência de estações meteorológicas em parte dessas cidades, o centro optou por realizar uma análise combinada.
Imagem: stefamerpik/Freepik