Pedágio vai ficar mais caro em rodovia de MG a partir desta semana
Os motoristas que utilizam a rodovia MG-050 no Centro-Oeste de Minas deverão preparar o bolso. A partir da próxima quinta-feira (13), uma mudança nas tarifas dos pedágios será efetivada. Esse aumento é resultado de uma revisão anual prevista pelo contrato de Parceria Público-Privada (PPP) assinada entre a concessionária Via Nascentes e o Governo de Minas Gerais, sendo regulamentada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA).
O que se observa é um incremento que segue o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros ajustes pertinentes. Atualmente, seis praças de pedágio distribuem-se pela extensão da rodovia, com a primeira localizada entre Mateus Leme e Itaúna, enquanto a outra mais próxima se situa em São Sebastião do Oeste, nas adjacências de Divinópolis.
Quais são as novas tarifas da MG-050?
Os valores ajustados variam de acordo com o tipo de veículo. Automóveis, por exemplo, enfrentarão um reajuste de R$ 7,90 para R$ 8,20. A situação é semelhante para motocicletas, que passarão a custar R$ 4,10, ante os R$ 4,00 atuais. Caminhões, ônibus e veículos de maior porte terão tarifas ajustadas a partir de seu número de eixos, variando de R$ 16,40 a R$ 49,20, além de acréscimos por eixo extra que exceder seis.
Embora essenciais para a manutenção e operação da via, os reajustes nos pedágios costumam impactar diretamente no bolso dos usuários frequentes da rodovia. Para muitos, a elevação no preço pode significar ajustes no orçamento mensal, especialmente para aqueles que realizam esse percurso rotineiramente. Por outro lado, espera-se que o incremento nas tarifas possa refletir em melhorias continuadas na infraestrutura rodoviária, contribuindo para a segurança e conforto dos motoristas.
Onde Foram Aplicados os Investimentos em 2023?
No último ano, a concessionária Via Nascentes declarou um investimento significativo de R$ 123,8 milhões em diferentes frentes da MG-050, englobando ampliação de faixas, duplicações e melhorias no pavimento.
Ademais, por meio dos impostos gerados pelo pagamento do pedágio, cerca de R$ 83 milhões foram repassados às prefeituras dos municípios cortados pela rodovia, contribuindo assim para o desenvolvimento local e regional. Para 2024, a expectativa é de que sejam investidos aproximadamente R$ 160 milhões, com uma parcela significativa destinada à pavimentação.
Ainda que haja investimentos, as rodovias de Minas Gerais continuam enfrentando críticas quanto à sua qualidade. Segundo avaliação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as estradas mineiras figuram entre as piores do país.